Sua saúde bucal pode interferir nas suas atividades físicas

Sabia que a sua saúde bucal tem grande impacto nas atividades físicas que você pratica?

Cada parte do nosso organismo interfere em outra. E normalmente isso leva à dor, que tem como função alertar o nosso cérebro que algo não está certo. Sendo assim, quando há algum desequilíbrio bucal, os nossos dentes e tecidos moles rapidamente respondem por meio da dor. E consequentemente a dor afeta nosso rendimento e diminui a qualidade de vida.

Dessa forma, os frequentadores de academias, atletas amadores e o público em geral precisam ter atenção diferenciada no quesito odontológico, pois qualquer mudança interfere em seu rendimento.  Eles devem fazer um check-up regularmente para verificar as condições dentárias, gengivais, ósseas e articulares para analisar formas de prevenção contra acidentes causados pelo esporte e melhorar seu desempenho.

É bom sempre estar em dia com a saúde da sua boca, pois existem várias doenças que podem aparecer caso você não se cuide. Algumas delas são:

• Dentes desalinhados: Os dentes desalinhados podem ser uma enorme causa de alterações em seu corpo.  Além de problemas estéticos, eles levam a alterações fonéticas, diminuição na capacidade de mastigação e também problemas respiratórios. É bom manter os dentes alinhados, para ter uma qualidade de vida melhor.

• Carie Dentária: Muitos tipos de bactérias vivem em nossas bocas e acabam se acumulando nos dentes que entram em contato com a placa bacteriana. Quando nos alimentamos, as bactérias liberam ácidos que dissolvem a camada protetora do dente (esmalte), dando partida para o processo de desmineralização dos dentes, onde os ácidos removem os minerais desta camada e a falta de tratamento pode resultar a cárie.

• Doenças Periodontais: Essas doenças são causadas por bactérias que se encontram na placa bacteriana e podem ser removida por meio de uma boa escovação diária e fio dental, para não se transformar em tártaro. Caso se transforme, é necessário comparecer a um dentista, pois só escovação não irá adiantar.

Elas possuem três estágios: Gengivite; Periodontite e Periodontite Avançada. É necessário todo o cuidado, pois essas doenças induzem à perda de osso.

O nosso trabalho é estar à disposição para oferecer e proporcionar aos nossos pacientes uma forma de harmonizar saúde, função e estética, mas sempre se baseando em evidências científicas. Como? Por meio de avaliações orofaciais que abrangem vários quesitos, como:

• Periodontia: Tratamento de infecções que ocorrem nas estruturas que sustentam os dentes (Gengiva, osso e ligamento);

• Endodontia: Tratamento e limpeza de canais dentários;

• Ortodontia: Previne e trata problemas das maloclusões/posicionamento incorreto dos dentes, através de aparelhos ortodônticos removíveis ou fixos;

• Cirurgia Bucomaxilofacial: Trata de doenças e tumores da boa, corrigindo essas anomalias faciais.

Se você gosta de exercícios físicos, fique atento também à sua saúde bucal. Afinal, ela é extremamente importante para manter seu organismo saudável.

Você quer saber mais ou outras informações sobre saúde bucal?

Entre em contato com a Utimura Odontologia Avançada

+55 11 4142.2290
+55 11 4142.5987
WHATSAPP 11 99373.5727